Miguel Real e a arte de "refazer" a história


O escritor sintrense Miguel Real é, a meu ver, sem margens de qualquer dúvida, um dos melhores romancistas históricos de sempre.

No seu escrever, a história de Portugal é um mundo cuja infinidade está bem presente, e se constrói nas suas palavras dando-lhe vida de uma forma artística como só ele sabe fazer. Admiro como faz renascer as pessoas de outro tempo, a própria história, assim como as emoções, os sentimentos e esboços daquelas gerações doutros dias.

A sua obra estende-se por vários romances e ensaios, onde se reflecte a sua poderosa forma de escrever e de dizer aos seus leitores o quanto a nossa história é magnífica.

É fundamental perceber que a história não se faz apenas no presente, também se faz no passado, por vezes é só preciso encontrar as peças do puzzle e colocá-las no local certo.

Das vezes com que contactei com Miguel Real, senti em si um mundo activo de saber, e apercebi-me que estamos perante um dos grandes génios da literatura portuguesa de todos os séculos, alguém cujo nome e trabalho merece transbordar para a educação dos mais novos, pois através dele, aprender é sentir a arte, e arte é cultura.

Um grande abraço para o professor Miguel Real.