Crónica Jornal IMONEWS -Maio 2010- João Amendoeira - Muitos séculos a saborear e dois dias de Sopa – 8 e 9 de Maio em Tomar

Abraço o início desta crónica por fazer imaginar ao leitor uma família da antiga cidade de Sellium em Tomar, esfomeada na hora do almoço, mas, entre as pequenas birras das crianças, em satisfação por ser servida na mesa pelas mãos de uma senhora formosa, a magnífica e suculenta sopa, recheada com ervilhas, lentilhas e outros vegetais com azeite como condimento. “A velha sopa da avó de Roma” diz a senhora formosa.

A sopa é para muitos pensadores uma das maiores invenções de sempre, destacando a sua antiguidade como consequência da descoberta do fogo durante a pré-história. A longevidade temporal é realmente grande, na realidade quase tudo o que nos cerca tem a sua história, a construção temporal, a construção digna da experiência e do pensamento humano. A evolução dos Homens parece que funciona através de uma máquina colectiva de memória por aprendizagem. É como quando aprendemos a maçã de Newton caída da árvore porque uma força a fez cair e ficar colada ao chão.

A sopa, também ela tem magia própria, jaz nela a importância da sua invenção, parecendo que vive entre as famílias portuguesas de forma secular como se ninguém tenha dado conta. Talvez vários sejam os factores que contribuem para a sua existência, o mais óbvio é servir de alimento aliviando a humana fome, o factor económico é também de salientar, assim como a arte de confeccionar transmitida de geração em geração.

Entre caldos e sopas, entre gregos, eslavos e troianos, a diversidade mística da arte de bem confeccionar chegou até hoje entre mãos de pessoas de lares e artistas de gastronomia que dão o seu melhor para apurar as suas sopas.

Após os habitantes de Sellium, outros tantos se seguiram entre vozes de guerra e tratados. Hoje é chamada de Tomar e é sem dúvidas, como cidade de tradições, gastronomicamente bela, realçando o Congresso da Sopa que se realiza no dia 8 de Maio na ilha do Mouchão.

Nesta 17ª edição, organizada pela Câmara Municipal de Tomar, estarão presentes várias qualidades de sopas e existe uma verdadeira novidade: no dia 9 de Maio haverá o Mercado de 1900, sendo a sopa gratuita nos restaurantes aderentes ao evento.

Anualmente Tomar é invadida pelos que procuram esta experiência diferente, pois pode saborear as mais diversas sopas num curto espaço de tempo. Poderá encontrar as mais diversificadas sopas, como a sopa de lampreia, a sopa de corno, a sopa à Convento de Cristo, a sopa Espírito Santo, entre tantas outras. Os lucros obtidos com o Congresso da Sopa são canalizados para o Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE), que é uma instituição que ajuda jovens portadores de deficiência.

Este ano lá estarei eu na procura do prazer que a gastronomia nos permite dar na vida. Até lá.