Crónica Jornal IMONEWS -Maio 2010- João Amendoeira - Muitos séculos a saborear e dois dias de Sopa – 8 e 9 de Maio em Tomar

A sopa é para muitos pensadores uma das maiores invenções de sempre, destacando a sua antiguidade como consequência da descoberta do fogo durante a pré-história. A longevidade temporal é realmente grande, na realidade quase tudo o que nos cerca tem a sua história, a construção temporal, a construção digna da experiência e do pensamento humano. A evolução dos Homens parece que funciona através de uma máquina colectiva de memória por aprendizagem. É como quando aprendemos a maçã de Newton caída da árvore porque uma força a fez cair e ficar colada ao chão.
A sopa, também ela tem magia própria, jaz nela a importância da sua invenção, parecendo que vive entre as famílias portuguesas de forma secular como se ninguém tenha dado conta. Talvez vários sejam os factores que contribuem para a sua existência, o mais óbvio é servir de alimento aliviando a humana fome, o factor económico é também de salientar, assim como a arte de confeccionar transmitida de geração em geração.
Entre caldos e sopas, entre gregos, eslavos e troianos, a diversidade mística da arte de bem confeccionar chegou até hoje entre mãos de pessoas de lares e artistas de gastronomia que dão o seu melhor para apurar as suas sopas.
Após os habitantes de Sellium, outros tantos se seguiram entre vozes de guerra e tratados. Hoje é chamada de Tomar e é sem dúvidas, como cidade de tradições, gastronomicamente bela, realçando o Congresso da Sopa que se realiza no dia 8 de Maio na ilha do Mouchão.
Nesta 17ª edição, organizada pela Câmara Municipal de Tomar, estarão presentes várias qualidades de sopas e existe uma verdadeira novidade: no dia 9 de Maio haverá o Mercado de 1900, sendo a sopa gratuita nos restaurantes aderentes ao evento.
Anualmente Tomar é invadida pelos que procuram esta experiência diferente, pois pode saborear as mais diversas sopas num curto espaço de tempo. Poderá encontrar as mais diversificadas sopas, como a sopa de lampreia, a sopa de corno, a sopa à Convento de Cristo, a sopa Espírito Santo, entre tantas outras. Os lucros obtidos com o Congresso da Sopa são canalizados para o Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE), que é uma instituição que ajuda jovens portadores de deficiência.
Este ano lá estarei eu na procura do prazer que a gastronomia nos permite dar na vida. Até lá.