NEGÓCIOS & DESIGN – Entrevista com Sílvia Jácome - Jornal IMONEWS JUNHO - por João Amendoeira



Decidi por forças próprias destinar as palavras desta crónica a uma conversa com contornos de entrevista com uma pessoa do negócio das artes conhecida entre quem habita e admira com consideração o trabalho dos designers.

Sílvia Jácome, cujo nome representa a sua própria marca, é licenciada em Design & Cerâmica e, como mãe das suas próprias peças, desenvolve profissionalmente de forma experiente a sua arte, tendo o seu estabelecimento “Criativa” no Centro Comercial de Tomar com pontos de venda em lojas lisboetas e conimbricenses. Nas suas produções, com cerâmica na sua essência, pode encontrar pregadeiras cilíndricas, colares, brincos entre outros demais.

O sentido de tornar uma paixão num negócio é nobre e digno de admiração, sendo exactamente neste mundo que Sílvia Jácome exprimiu em palavras a forma como desenvolve a sua criação e dá a conhecer a essência que percorre o seu talento. As suas peças, cuidadosamente concebidas, vão ao encontro dos mais diversos gostos, pois se encaixam com plenitude nos mais diversos estilos, sendo que é possível encontrar traços helénicos, fenícios e talvez nórdicos nos seus objectos cuja beleza é de enaltecer. É sem dúvidas uma inspiração artística e que denota um charme especial e cativante.

Questionei Sílvia Jácome sobre o mundo dos negócios dos designers e artesãos, ao que entendi que a crise se abate com acentuado aumento sobre estes profissionais que lutam no seu dia-a-dia, realçando que “está a piorar, a cada dia que passa”.

“Viver da arte é muito complicado no nosso país, mas temos que ser optimistas e lutar por nós mesmos”, é nesta frase que Sílvia Jácome deposita a sua visão sobre os negócios acreditando que é “na qualidade das peças” onde os clientes se centram.

A presente crise afecta de forma acentuada os designers e artesãos de forma profunda, no entanto, é nestas bases em que surgem as novas ideias, inovações e melhorias de qualidade pois o consumidor se torna mais apurado na sua escolha. Há que observar atentamente o lado positivo da vida.

Portugal necessita de pessoas como a designer Sílvia Jácome, capazes de idealizar, procurar e lutar pelo melhor de si mesmas dando aos outros a sua boa existência.

É neste espelho onde os negócios sempre se encontram, e é neste mesmo espelho de palavras desta crónica com contornos de entrevista onde se revêem muitas mais pessoas, assim como, onde possíveis clientes ou aliados para novos negócios se podem encontrar, pois é no entrosamento que nasce a arte de negociar.

Para um novo e melhor entendimento desta “criativa” designer e do seu fascinante trabalho, convido-o a visitar o seu site:


www.Silviajacome.blogspot.com


João Amendoeira