Jornal IMONEWS Negócios & Espectáculos – Entrevista com Pedro Silva por João Amendoeira

Por detrás dos dias e das imagens que vivem na face da sociedade que constitui o mundo, existem inúmeras pessoas desenhadas no anonimato que dão o seu melhor para que tudo possa surgir da melhor forma.

A presente crónica é dedicada ao Pedro Silva, um nome conhecido entre os mais conhecidos, licenciado em Animação Sociocultural, freelancer de topo. No seu cenário profissional, organiza e participa em diversos projectos ligados ao mundo da música nacional e internacional. Em conversa com o Pedro surgem nomes como James, John Watts, Blasted Mechanism, João Pedro Pais, DJ Vibe, Chus & Ceballos, Diego Miranda, Quim Roscas e Zeca Estancionancio, Expensive Soul ou Sam the Kid, entre outros mais de uma lista muito longa que de uma forma ou de outra lhe surgem associados.

Com orgulho, Pedro Silva refere que é manager da Filarmónica Fraude, “a única de que sou manager”, uma banda tomarense renascida que fez furor nos anos 60/70 tendo presentemente novo trabalho a lançar pela Universal Music Portugal e Groovie Records no próximo Natal. Ela é, sem margem de dúvida, um pilar na história da música nacional, destacando o Pedro “que foi o único grupo que lançou um LP (Long Play) alternativo em Portugal em toda a década de 60”. A banda Filarmónica Fraude faz parte da memória de muitos e do coração de tantos.

Pedro considera que a qualidade da música nacional e internacional tende a melhorar dada a enorme diversidade existente na sociedade, o que torna de certa forma a sua profissão altamente movimentada e motivante no seu dia-a-dia. Para além dos grandes artistas trabalha também com centros culturais, discotecas, com os mais locais e os menos conhecidos, por onde a qualidade e primazia também espreitam. Motivo importante de salientar nesta crónica, pois a procura e a inovação são fundamentais no mundo dos negócios que percorrem os dias.

É com satisfação que o produtor Pedro Silva faz saber que já integrou a produção de vários espectáculos no Coliseu do Porto, no Coliseu de Lisboa e no Pavilhão Atlântico, bem como a produção de vários festivais de renome, como o que agora surge no presente mês – Boom Festival - no entanto, segundo Pedro, nada é conseguido com facilidade, “existem longos momentos de trabalho árduo e incerteza nos dias”. Presentemente é também formador, com CAP, de outros que por ele queiram aprender.

A essência e mundo de Pedro Silva podem ser descobertos no seu espaço de Internet:

www.myspace.com/pedroagent

A meu ver, a imagem profissional que é apresentada por Pedro Silva deve ser transmitida aos mais jovens, que no seu pensar sobre a vida se podem inspirar na forma de conseguir o mesmo espírito de procura, conquista e motivação de criar a sua própria profissão e servir o mundo no seu melhor.


João Amendoeira