Jornal Imonews - Negócios & Cultura: Entrevista com João Patrício Gomes

Conta a lenda que a Rainha Santa D. Isabel, numa estrada entre Lisboa e Coimbra, terá contemplado um velho muito pobre com uma esmola, história que deu nome à terra de Ansião de onde é natural o entrevistado do presente mês.
João Patrício Gomes é conhecido entre muitos como um excelente dinamizador cultural, em que a perícia, o profissionalismo e a imprevisibilidade o caracterizam com precisão. A sua expressão artística é aliada à sua profissão de professor de História em Tomar, onde dinamiza entre os seus aprendizes o espírito de criar e exprimir cultura, tão essencial para o crescimento dos mais novos.
Diz que tudo começou com o célebre grupo “O Contador de Histórias” onde foi incorporado após recitar um texto poético de Pablo Neruda. Foi a partir daqui, que iniciou um longo percurso por todo o Portugal, incluindo ilhas, onde fez de si um oceano de cultura capaz de cativar e dar conhecimento.
Junto ao projecto “O Contador de Histórias” surgiram novas formas, que o fizeram mergulhar e ficar escravo “da necessidade do palco”, como lhe chama, tal como o cinema. Entre a poesia, o teatro e o cinema, dia após dia, sorriram-lhe desafios que lhe abriram portas até àqueles que tocam no cerne do mundo da cultura.
João Patrício participou em projectos cinematográficos tais como “Bernadette: Aparição de Lurdes”; a série “Pedro e Inês” da RTP; “La Reine Morte” – Inês de Castro; contracenou com Gerard Depardieu no filme “Volpone”, entre tantos outros trabalhos, sendo de salientar, que actualmente para além de estar a participar no Presépio de Penela, faz parte da equipa de actores do novo filme de Miguel Vilhena, “Vataça de Lacaris”, onde contracena com a actriz Sofia Póvoas, no papel de juiz.
Para além de todo este trabalho que João Patrício Gomes tem desenvolvido de forma excepcional, devo evidenciar que admiro as suas inúmeras representações como cavaleiro da Ordem do Templo, principalmente nas suas presenças em eventos templários. Este é um exemplo de persistência e de iniciativa para o mundo dos negócios, pois sem eles não é possível dinamizar e abrir novas janelas.
Para conhecer melhor o trabalho de João Patrício Gomes, pode visitar as seguintes páginas:
http://www.ocontadordehistorias.com/

Não posso deixar terminar esta crónica sem deixar uma palavra de amizade a todos aqueles que sofrem com as consequências do tornado, e para além de tal, felicitar todos aqueles que de uma forma ou de outra têm ajudado os afectados.

João Amendoeira
Jornal Imonews, Fevereiro de 2011.