David Fonseca - Gigante em Tomar









   Na passada sexta-feira, dia 12 de Outubro, David Fonseca actuou no Cine-Teatro Paraíso em Tomar, tendo casa praticamente cheia para assistir à sua “Seasons Tour”.

O cantor natural de Leiria, agora com 39 anos, foi um dos mentores e vocalista dos já extintos Silence 4, um verdadeiro fenómeno musical, cujo primeiro disco, “Silence Becomes It”, lançado em 1998 alcançou 250 000 cópias vendidas. Em 2000 a banda editava o seu segundo disco, “Only Pain Is Real”, também este com grande projecção. Nesse ano, a 19 e 20 de Dezembro a banda presenteou os seus inúmeros fãs com dois concertos memoráveis no Coliseu dos Recreios, que marcaram a sua última aparição.


   Mais tarde, em 2003, David Fonseca ingressa numa carreira a solo dando asas à sua vontade de experimentar novas sonoridades, que culmina na edição de “Sing Me Something New”, um álbum que mostra um novo David, mas que ainda tem presente alguma da melancolia dos Silence 4.

Em 2005, surge “Our Hearts Will Beat As One” que traz um David completamente renovado, com sonoridades diferentes, mais enérgicas e sensuais. A tour de promoção deste trabalho também passou pelo Cine-Teatro Paraíso, integrada na Semana da Juventude de 2006.

Seguiram-se outros trabalhos “Dreams In Colors” (2007) e “Between Waves” (2009), plenos de novidades e revelando um David Fonseca cada vez mais maduro nas suas criações musicais e também nas suas performances em palco. A Between Waves Tour, também, passou por Tomar, sob o mote “one man, a thousand instruments and a polaroid”.

   2012 é o ano de “Seasons”, trabalho constituído por duas partes, “Rising” e “Falling”, que representam as vivências e experiências musicais do cantor ao longo de um ano, à medida que atravessa as diferentes estações. “Rising” é a energia pura do tempo fértil da Primavera/Verão e “Falling” representa o Outono/Inverno, por vezes mais taciturno, mas ainda com rasgos de grande energia e fúria de viver. Os dois álbuns foram, então, lançados este ano a marcar as estações que representam.
   O conceito de “Seasons” é inovador e a “Seasons Tour” não lhe fica atrás. O espectáculo de sexta-feira apresentou um visual dinâmico, pautado pelas bolas de espelhos e pelos balões que emprestam fantasia à capa do álbum. O cantor leiriense contagiou a plateia com a sua já habitual energia eufórica, danças loucas, mas também momentos mais intimistas de “confissões” e reflexões bem actuais, pautadas pela sua ironia inteligente. Ao longo do espectáculo foram desfilando temas deste novo projecto, mas também houve tempo para um rasgo de nostalgia aquando a interpretação de “Goodbye Tomorrow”, dos Silence 4.
Enquanto fã os momentos altos da noite foram “What Life is For” e “The 80´s”, ficando só mesmo a faltar “*Go*Dance*All*Night*” para a noite ser perfeita.

No final houve “Meet & Greet”, onde os fãs tiveram a oportunidade de trocar algumas palavras com o artista e levarem os seus álbuns assinados para casa.

Para a espectadora Vera Bártolo, verdadeira fã de David Fonseca, a noite tornou-se ainda mais memorável, pois levou um pouco deste “Seasons” para casa ao levar os balões do concerto.

   É nestas mágicas noites musicais que os verdadeiros deuses da música demonstram o seu verdadeiro ego, e David Fonseca é sem dúvida um ser distinto que transborda para o seu público a verdadeira mitologia que há em si. Parabéns David em corpo de Golias.


por João Amendoeira e Vera Bártolo