Soirée da Festa dos Tabuleiros - 2015


Peça que foi a palco no Café Paraíso e Biblioteca Municipal de Tomar, integrada no Programa da Festa dos Tabuleiros 2015.
Texto de João Amendoeira
Encenação de Paulo Serafim
Este trabalho é dedicado à Festa dos Tabuleiros de 2015 e é composto por um único acto que decorre em casa do Sr. Comendador, rico senhor que recebe os seus ilustres convidados na sua nobre sala para um serão divertido. 
Durante o festim, temáticas tomarenses vão surgindo ligadas à Festa dos Tabuleiros e à história da cidade de Tomar, assim como, momentos caricatos e divertidos entre as personagens, envolvendo poemas dedicados à senhora D. Constança, esposa do Sr. Comendador. O anfitrião apesar de educado e sorridente, perante tantos galanteios tem um acesso de ciúmes quando o jovem Lente transparece uma delicada paixão pela dama. Todos os convivas são distintos e caricatos e todos têm uma palavra a dizer entre verdades e intrigas. 

Mas a surpresa desta soirée está bem guardada pelo Sr. Comendador e só no final será revelada aos olhos de todos. 
Momentos musicais vão surgindo durante a peça, pois uma soirée ao mais alto nível tem que ter uma pequena orquestra que contemple os convidados e público. 
Esta é uma peça repleta de bons momentos de diversão e aprendizagem sobre a festa maior da cidade de Tomar e as histórias que fazem a cidade e suas gentes. 

Comentários