Daniel Sampaio "a razão dos avós"



É inquestionável a grandiosa capacidade e forma como o Professor Daniel Sampaio reflecte sobre a sociedade e consegue fazer chegar aos seus leitores a sua motivação e ideologia.

O livro “A Razão dos Avós”, é, a meu ver, uma obra concebida com arte própria. Antes de ler o livro, percebi a boa cumplicidade que envolve o professor e as pessoas com quem contacta. De certo não me esquecerei da senhora de idade avançada, que numa apresentação do livro, se aproximou do professor e se exprimiu com agradecimento e coração segurando-lhe a mão.

É fundamental perceber, que há um prolongamento entre Daniel Sampaio e a pessoa com quem comunica, um prolongamento mais do que profissional, que sem me surpreender, surge no seu livro e nas cartas que este apresenta, onde dá ao dia o tempo que dispõe no entendimento e na ajuda da pessoa.

Admiro a forma como consegue reflectir sobre o mundo, a história dos homens, fazendo lembrar outros pensadores, assim como o sentido da nossa existência.


“A reflexão sobre os valores é essencial nos dias de hoje. Se continuarmos a agir sem pensar teremos cada vez mais insegurança e o prazer fugaz que possamos encontrar também desaparecerá.”

in Daniel Sampaio (com colaboração de Eulália Barros), “A Razão do Avós”, Caminho, 2008.



Do Professor, pelo meu Apologia.



Fica aqui também o meu voto de amizade.

Um abraço para o Professor Daniel Sampaio.